Introdução
Imagens isométricas foram largamente utilizadas nos primeiros RPGs e hoje em dia estão novamente ganhando vulto na chamada Pixel Art. Nesse artigo vamos aprender como usar as grades como ferramenta auxiliar para criação de imagens isométricas de forma fácil e rápida
Ferramentas nescessarias
Inkscape 0.46
Como fazer
Para quem é das antigas e já está na versão 3.0 ou superior deve ter perdido algumas horas na frente de algum jogo com perspectiva isométrica como a série the Legend of Zelda. E já tinha visto um tutorial do Nicu [1] mostrando como criar desenhos em perspectiva isométrica com o Inkscape mas nunca o levei a cabo.
Figura 1 – Gráficos isométricos criados pelo Nicu
A versão 0.46 traz a opção de criar uma grade axonométrica que podemos utilizar como base de nossas criações em perspectiva isométrica, que nada mais são do que objetos em um sistema de três eixos que quando perspectivados possuem entre sim ângulos de 120 º.
Figura 2 – Perspectiva isométrica
Mas vamos por a mão na massa, abra o Inkscape e clique no menu Propriedades do Desenho (Shift + Ctrl + D). Na janela que se abre clique na Aba Grade, e no combo escolha Grade axonométrica e em seguida clique em Grid|Novo.
Figura 3 – Criando uma grade axonométrica
Feito isso clique na aba encaixe e mude o valor ‘Encaixando às Grades’ para 50, isso fará com que ao criar qualquer objeto ele fique alinhado à grade, essa é a facilidade.

Figura 4 – Definindo o encaixe à grade.
Bom agora o Inkscape já está configurado, vamos criar uma casa simples em perspectiva isométrica apenas para ilustrar. Vou usar somente a ferramenta ‘Desenhar curvas Bezier’ (Shift + F6).
Com 4 triângulos desenhamos o telhado:
Figura 5 – Desenhando o Telhado.
Note que ao criar o objeto ele é ‘puxado’ ao alinhamento da grade, isso facilita no alinhamento do objeto e nos dá uma visão da proporção do mesmo, após desenhar os 4 triângulos deveremos ter esse resultado:
Figura 6 – Telhado Pronto.
Vamos agora criar as paredes, da mesma forma como foi criado o telhado:
Figura 7 – Criando as paredes
E ai está a casinha:
Figura 9 – Casinha isométrica básica
Claro que não é nenhuma obra renascentista, mas aplicando alguns ajustes e detalhes, podemos obter algo melhor. Ajustando os nós dos objetos criamos um desenho mais agradável:
Básicamente é isso, aplicando um pouco de imaginação e criatividade pode-se criar verdadeiras obras de artes com um técnica super simples de ser executada.
Joaquín Herrera Goás[2] exemplifica essa técnica em outro tutorial que pode ser visto aqui[3]
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