terça-feira, 11 de agosto de 2009

Criando Personagens em Pixel - Art

Utilizei o Gimp 1.2.5 do Ruindows (sim, utilizei mostrando que é possível fazer até no Windows) o melhor, seria utilizar a versão 1.3 do Linux, apesar de não ter sido liberado como estável, ela esta excelente melhoram algumas ferramentas e acrescentaram novos recursos entre outras coisas, não comentarei aqui porque não não diz respeito a este tutorial.

1º Digitalizar uma imagem, você pode utilizar uma imagem que tenha no computador ou ainda criar uma direto no computador (quem sabe no próximo tutorial eu explico)

2º Ajuste o brilho-contraste (*veja figura baixo) para clarear o fundo e realçar o contorno da imagem se quiser pode passar este passo isto só seria necessário se a imagem logo após de ter sido digitalizada estive-se muito suja.

3º Dimensione a imagem para o tamanho adequado que será usado para o trabalho (A imagem ficara desfocada porque o gimp usara antialising para concertar a imagem conforme ela vai sendo reduzida).no caso aqui eu utilizei 32 X 54 você pode variar isto vai depender do estilo do jogo ou ainda das características do seu personagem lembre-se que nos jogos de aventura como mario e sonic os personagem tem tamanho diferentes.

3º Trabalhe com camadas é o modo mais fácil. Crie uma camada transparente para contorno e outra para o fundo magenta(255 0 255) conforme modelo abaixo.

5º Agora insira um grid para podermos controlar melhor a pintura do contorno e imagem. A medida é 1 X 1

7º Escolha no menu principal o Lápis para começar a pintar escolha na Seleção de pincel o menor e redimensione o espaçamento para 1.0

8º Acompanhe as linhas da imagem se orientando com o grid contornando na camada contorno pixel a pixel tente contornar as linhas principais não se preocupe com detalhes nesta parte

9º Aqui esta o bichinho depois de contornado você deve excluir ou desabilitar a camada original aquele que você usou como base para contornar onde ficou a imagem borrada, agora você pode inserir um nova camada e começar a pintar.

10º Veja o Resultado abaixo depois de pronto o processo de pintura é semelhante ao de contorno treine bastante para aprimorar a técnica a imagem esta serrilhada devido o tamanho do personagem estar ampliada e também porque tem que se empregar de forma precisa o ponto a ponto (no próximo tutorial passarei o conceito).

é isso até o próximo tutorial

Tutorial testado no Gimp 1.2.5

Autor: Anderson Prado (andeonbr-ogimpØyahoo·com·br) – site: (http://www.ogimp.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário