Introdução
- Filtros distorcivos;
- Técnicas diversas de construção de trabalho com filtros;
- Considerações finais do módulo.
NOTA: É Imprescindível a leitura dos dois módulos anteriores para que se obtenha um perfeito acompanhamento do curso, para quem desejar, em breve poderei gravar esse curso básico em CD e oferecê-lo a preço de custo (preço da mídia, mais frete). Abaixo os links dos módulos anteriores:
* Edição pesada de imagens com o Gimp (parte1)
* Edição pesada de imagens com o Gimp (parte2)
Filtros foram feitos para ajudar, nunca para atrapalhar
No módulo anterior, vimos como dar realismo e emoção aos seus trabalhos “humanos”, para isso usamos os filtros de cor, mais precisamente o recurso “mapeamento alien2″. Quanto aos filtros de cor, vamos deixar para o módulo seguinte, pois neste módulo desejo tratar dos filtros que afetam mais diretamente o seu trabalho, no caso os que distorcem a imagem em que estamos trabalhando.
Mais uma vez aviso que a leitura dos módulos anteriores é mais do que recomendada, uma vez que não executaremos revisão do procedimento adotado para adicionar camadas e etc.
Bem, o material que utilizarei é uma imagem do gabinete de um dos meus micros, já modificada anteriormente. Quem desejar utilizar a mesma para tentar repetir o procedimento, basta solicitar por email e enviarei.
Maximize a imagem em que vamos trabalhar e clique em “filtros’”, navegue até onde estiver escrito: “mapear” e clique em ‘ilusão”:
Escolha o modo que melhor lhe convier e o número de espelhamentos, quando estiver satisfeito, basta clicar em “OK” e esperar o programa finalizar o processo (lembre-se, caso não goste do resultado use “Ctrl + z).
Feito isso, já demos o primeiro passo com relação a distorção do trabalho )
Agora ainda não satisfeitos, vamos distorcer ainda mais: navegue até o menu “distorções” e clique em “rodamoinhos e marteladas”. Ajuste até que na pré visualização fique tudo do seu agrado:
e clique em OK.
Agora iremos colocar mais interatividade no processo de distorção, novamente no menu “distorções” navegue até o item “deformação interativa”:
O menu é bem intuitivo, encorajo você mesmo a descobrir os efeitos e verificar o resultado na pré-visualização, assim você poderá clicar em OK quando ficar satisfeito.
Vamos fabricar um labirinto distorcido. Navegue até o menu “mapear” e clique em ” pastilhas pequenas” (ou pequenos ladrilhos, ambos os nomes fazem a mesma coisa, mas existem variações entre as versões traduzidas).
Alterne a posição dos ladrilhos, o resultado vai te surpreender.
Clique em “OK” quando ficar satisfeito.
Você pode também testar os outros efeitos presentes, não vou citar todos, mesmo por que a sua CRIATIVIDADE deve prevalecer, já que por enquanto estamos fazendo um trabalho “estilo livre”.
Por enquanto nosso trabalho está assim:
Técnicas diversas de construção de trabalho com filtros
Muito bem, agora vamos aplicar técnicas diversas de “construção” da imagem, isso mesmo, vamos distorcer e aplicar cor afim de formar algo psicodélico e atraente, muito útil para painéis de parede e afins.
Copie a imagem (Control + c) e depois cole nela mesma (Control + v) e no Gimp selecione o filtro de camada que mais lhe agradar (conforme visto nos módulos anteriores, basta clicar onde estiver escrito “normal’ na interface do Gimp e selecionar um dos filtros disponíveis até achar o efeito desejado).
No caso estou utilizando o filtro de camada : “Mesclar grãos”:
Quando estiver satisfeito com o filtro e a opacidade, basta ancorar a camada.
Depois aplique o mapeamento alien 2 da forma que melhor lhe convier, quando ficar satisfeito, vamos dar o toque final: volte ao menu “distorções e selecione novamente a ferramenta “Deformação interativa”.
Clique em ‘encolher” e mova o ponteiro até criar o efeito da maneira que lhe agradar, feito isso, selecione a ferramenta rodamoinho, arraste o mouse até criar o efeito desejado e clique em “OK”.
Resultado da linha que eu segui:
Não se assuste se a sua linha sair completamente diferente da que segui, afinal é a criatividade quem manda e não o curso.
Considerações finais do módulo
Neste módulo aprendemos a utilizar a distorção para tornar nosso trabalho atraente e sem igual. No próximo módulo veremos isto aplicado a figura humana e a de objetos.
Até lá!
Tutorial testado no Gimp 2.0
Autor: Guilherme (Razgriz) – (hellcomdevØgmail·com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário