terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pixel-Art 3D

Voltei a escrever sobre Pixel-Art, reparei que nos outros artigos estava
difícil de compreender eles eram voltados para jogos.

Bom aqui vamos tentar dar uma pequena introdução, na internet você pode obter muita informação sobre esta técnica.

Um bom local é o pixelation – http://web1.t43.greatnet.de/

Introdução:

Pixel Art é uma técnica de criação de gráficos pixel-a-pixel.

PA É usada para criar imagens como ícones, gráficos de jogos(meu uso preferido), sites etc. Imagens criadas com esta técnica são geralmente pequenas e usam pincel de tamanho 1×1 pixel, vejam os ícones por exemplo. Mas nada impede de você criar imagens ou usar pinceis maiores.

Para começar sugiro que façam download dos pinceis pixel que crie para facilitar o meu trabalho, mas já vou dizendo são bem simples foram criados para meu uso mas vocês podem criar outros modelos a partir deles.

1º – Abra no GIMP um novo arquivo, no tamanho desejado. Para começar, eu sugiro 32×32 pixels , tipo de preenchimento branco, e seguida crie um nova camada para começar a desenhar.

2º – Abra duas janelas do mesmo arquivo, para que possa acompanhar com precisão cada ponto.
Para abrir uma nova janela vá em “Visualizar>>Nova Visualização”.

Agora deixe uma janela com zoom 100%, e a outra coloque um zoom alto 800% creio que esteja bom (isto vai da sua resolução acima de 800×600 da pra aumentar mais).
Tente montar desta maneira a imagem
a de 100% em cima e a de 800% logo abaixo:


3º – Vamos desenhar na janela de zoom alto, e acompanhar na outra com o tamanho real da imagem.

4º Selecione o lápis e escolha o menor pincel pode ser o circle (01) (1×1) ou o pincel pixel(download decrito acima). Você terá que usar ponto a ponto veja a figura abaixo.

5º depois deste passo basta fazer igual com a parte de baixo veja:

para fazer a linhas na verticais podemos use o atalho [Shift + Ctrl]

Para mais informações sobre retas consulte o artigo Desenhando retas no Gimp do Roadkill

Dicas:

- Poderíamos duplicar imagem do 4º passo e move-la ligeramente para baixo pra fazer assim no 5º passo só faltaria as 3 retas verticais.

- Durante este processo se nós errássemos poderíamos apagar com a borracha , mas a “borda dura” deve ser ativada em “opções borracha” pra não gerar antialiasing.

- Nunca redimensione desenhos em pixel art, senão ira gerar antialiasing e poderá deformar sua imagem.

- Ao salvar evite o formato jpg de preferência ao gif, png ,bmp.
obs: Veja no que a da a teimosia como eu usei jpg veja as diferenças de cores na figuras do rodapé.

Bom é isso ai acredito que com este exemplo já deu pra ter uma boa noção pra trabalhar com PA Pixel Art no GIMP. Com este tipo de técnica não importa o programa e sim a criatividade.

Qualquer dúvida, ou sugestão use o fórum eu responderei assim que puder.

Tutorial testado no Gimp 2.0

Autor: Anderson Prado (andeonbr-ogimpØyahoo·com·br) – site: (http://www.ogimp.com.br)

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